Como é que eu sei qual é o meu propósito?
- Filipa Lele
- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
🦋Há muito quem me pergunte: como é que eu sei qual o meu propósito? O que vim cá fazer à terra? Qual a minha missão?🦋
E até muito no contexto profissional.
Muitas vezes estas perguntas vêm de um vazio interno que não tem nome e que achamos que vai ser preenchido com a resposta a estas perguntas.
“Se eu souber o que venho cá fazer, posso fazer e vou-me sentir plena! Posso ter essa profissão e vou deixar de me sentir desgostosa com tudo!”
Também encontro muito quem me diga: O meu propósito é x! Sei que é isto! Ainda não estou a conseguir por em prática ou viver disto mas é isto!

E entretanto um grande turbilhão e desarmonia por se querer muito viver esse propósito, viver desse propósito, transformá-lo numa profissão e viver feliz para sempre ❤️
Mas e se isso for também só uma distração? Quase sempre que ouço: isto é mesmo a minha missão, vejo acoplado a isso uma incapacidade de ser adulto. Vejo uma justificação para viver com apoio financeiro dos pais porque é preciso perseguir esta missão a qualquer custo, mesmo que quem pague a factura seja outro.
Ou então a pessoa a manter-se em situações profissionais que não gosta (a até desrespeitosas) porque só vale a pena mudar se for para a “missão”. E se essa “missão” que se acha que se encontrou falar mais sobre os próprios traumas e feridas? Sobre aquilo que ainda não foi visto internamente e que só se está a tentar resolver fora?
Primeiro é preciso entrar no lugar de adulto. No lugar da responsabilidade. Juntamente com a procura do auto conhecimento cada vez mais fundo. Isso tudo junto e posto em prática permite um total alinhamento com a nossa essência e isso põe-nos no nosso caminho.
Aí sim, a vida trará oportunidades maravilhosas.
E ao escolhê-las, ao experimentar, ao ganhar experiência, o nosso propósito pode-se revelar em algum mais concreto. Porque vivemos e integramos primeiro o verdadeiro propósito:
O propósito de cada ser humano nesta vida é ser quem é.
Comments